No combate ao Grande Vírus:
Trinka, João e a Comunidade trabalham juntos!
Publicado em 21 de junho de 2020 

Esta história foi desenvolvida para ajudar crianças pequenas e as suas famílias a conversarem sobre as suas experiências e sentimentos relacionados com a pandemia COVID-19 e respetivo confinamento social. Na história, o vírus espalhou-se pela comunidade, provocando mudanças na vida de todos.

A história pode abrir portas para conversas difíceis, mas importantes sobre:
  • COVID-19
  • O trabalho conjunto das famílias e comunidades para se protegerem do vírus
  • As forças da família e comunidade
  • Desafios e reações comuns e frequentes nas crianças e adultos
  • Formas de apoiar a família e a criança
  • A nossa enorme gratidão aos profissionais da linha da frente

Esperamos que esta história ajude as famílias a falarem sobre as suas histórias, os bons e maus momentos e como se mantêm unidas. Também esperamos que a história ajude os adultos a se sentirem menos sozinhos.

A história inclui um folheto complementar com questões comuns e frequentes que as crianças fazem. Os pais podem ver o folheto e escolher as páginas que querem incluir na história ou usar o folheto separadamente. Também há um guia para pais. Pode descarregar cada um dos documentos separadamente ou num ficheiro combinado que contém os três documentos (história, folheto e guia para pais). 

Nota: Se achar que o livro é útil e se estiver interessado em nos ajudar a desenvolver outras versões/traduções, clique no botão direito sob a imagem acima.

Clique na imagem para visualizar e selecione a opção (verde) para descarregar uma versão com melhor qualidade de imagem.
Ficheiro combinado
Poster dos Sentimentos

Agradecimentos

O desenvolvimento desta história foi apoiado, em parte, pela Fundação Irving Harris e através de financiamento atribuído à Rede de Tratamento de Trauma Precoce (ETTN - siglas em inglês) da Universidade da Califórnia, em São Francisco e pelo Centro Nacional da Rede Nacional de Stresse Traumático Infantil (NCTSN - siglas em inglês) da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA - siglas em inglês), Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS - siglas em inglês).

As perspetivas, princípios e opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as da SAMHSA ou HHS.

Um agradecimento especial para Maria Torres e Raiden Ippen

Agradecimentos especiais a Maria Torres pelos seus contributos e comentários e também a Raiden Ippen pelo apoio na formatação do livro.
Ao Politécnico de Viseu e ARSC IP. -ACES DL pela colaboração e divulgação.