No combate ao Grande Vírus:
Trinka, João e a Comunidade trabalham juntos!
Publicado em 21 de junho de 2020 

TS BigVirus cover Color porPin
TS BigVirus cover Color por

Esta história foi desenvolvida para ajudar crianças pequenas e as suas famílias a conversarem sobre as suas experiências e sentimentos relacionados com a pandemia COVID-19 e respetivo confinamento social. Na história, o vírus espalhou-se pela comunidade, provocando mudanças na vida de todos.

A história pode abrir portas para conversas difíceis, mas importantes sobre:
  • COVID-19
  • O trabalho conjunto das famílias e comunidades para se protegerem do vírus
  • As forças da família e comunidade
  • Desafios e reações comuns e frequentes nas crianças e adultos
  • Formas de apoiar a família e a criança
  • A nossa enorme gratidão aos profissionais da linha da frente

Esperamos que esta história ajude as famílias a falarem sobre as suas histórias, os bons e maus momentos e como se mantêm unidas. Também esperamos que a história ajude os adultos a se sentirem menos sozinhos.

A história inclui um folheto complementar com questões comuns e frequentes que as crianças fazem. Os pais podem ver o folheto e escolher as páginas que querem incluir na história ou usar o folheto separadamente. Também há um guia para pais. Pode descarregar cada um dos documentos separadamente ou num ficheiro combinado que contém os três documentos (história, folheto e guia para pais). 

Nota: Se achar que o livro é útil e se estiver interessado em nos ajudar a desenvolver outras versões/traduções, clique no botão direito sob a imagem acima.

Clique na imagem para visualizar e selecione a opção (verde) para descarregar uma versão com melhor qualidade de imagem.
Ficheiro combinado
Poster dos Sentimentos

Outras histórias de Piplo disponíveis em português

Versão Incêndio

Versão Terremoto

Agradecimentos

nctsn partner logo300ppi JPEG
IHF PNG high res 1

O desenvolvimento desta história foi apoiado, em parte, pela Fundação Irving Harris e através de financiamento atribuído à Rede de Tratamento de Trauma Precoce (ETTN - siglas em inglês) da Universidade da Califórnia, em São Francisco e pelo Centro Nacional da Rede Nacional de Stresse Traumático Infantil (NCTSN - siglas em inglês) da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA - siglas em inglês), Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS - siglas em inglês).

As perspetivas, princípios e opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as da SAMHSA ou HHS.

Um agradecimento especial para Maria Torres e Raiden Ippen

Agradecimentos especiais a Maria Torres pelos seus contributos e comentários e também a Raiden Ippen pelo apoio na formatação do livro.
Ao Politécnico de Viseu e ARSC IP. -ACES DL pela colaboração e divulgação.
3